sábado, 24 de outubro de 2009

SLOGAN DO MERCADO DO CORPO

Ontem eu estava passeando entre as prateleiras da biblioteca e dei de cara com um livro que me chamou a atenção pela frase da capa “Dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca” de Mirian Goldenberg. Peguei o livro na mão e li o título: NU & VESTIDO.

Bom, comecei a passar as páginas e percebi que tem tudo a ver com a reflexão que procuramos despertar através deste blog.
Parte da sociedade pensa que o corpo é algo natural que deve ser respeitado, e que os indivíduos “ingenuamente” estão expostos à mídia, que por sua vez se encarrega de impor os conceitos pré fabricados na nossa mente. E eu me questiono, como chegamos até aqui? De onde saiu essa ORDEM, ESSA OBRIGAÇÃO com o exterior?

Aí lembro de tantas meninas (e quando eu digo meninas, me refiro também às crianças) sofrendo de anorexia e transtornos psicológicos em função da sua exposição às imposições da mídia...medidas exageradas e missões impossíveis de beleza.
É óbvio que as meninas são atingidas por não estarem preparadas para entender as raízes e os interesses que estão por trás da construção deste conceito. No entanto, onde está A CABEÇA das pessoas que tem acesso à reflexão e preferem se manter amortecidas pelo comodismo? Preferem a comparação ao invés da autenticidade.








Indo um pouco além ainda, eles dizem: “Seja diferente, tenha seu próprio estilo, você é livre”. E eu pergunto: livre do quê?

Quem foi que disse que, para ser livre você deve pesar 47 quilos? Só se for para sentir a mente aliviada por fazer parte de um padrão estereotipado.
Bem, eu poderia ficar horas escrevendo sobre isso...mas a ideia é causar o questionamento nos leitores. Então, paro por aqui.

Trechos do livro citado...

"A mídia adquiriu um imenso poder de influência sobre os indivíduos, generalizou a paixão pela moda, expandiu o consumo de produtos de beleza e tornou a aparência uma dimensão essencial da identidade para um maior número de mulheres e homens."


"CULTURA DO CORPO = CULTURA DO NARCISISMO
O corpo torna-se, também, capital, cercado de enormes investimentos (de tempo, dinheiro, entre outros). "

"SLOGAN DO MERCADO DO CORPO
NÃO EXISTEM INDIVÍDUOS GORDOS E FEIOS, APENAS INDIVÍDUOS PREGUIÇOSOS. O CORPO É A CONSTRUÇÃO DE ALGO CULTURAL, E NÃO NATURAL."


"Moda - Função: mecanismo de distinção social
Para Georg Simmel (1969), a moda trabalha no sentido de harmonização dos desejos de conformismo e diferenciação, equilibrando exigências sociais com pessoal. Esse autor vê a moda como um produto das sociedades de classe, que diferencia um estrato social do outro, une os de uma classe social e segrega os de outras. É na imitação das classes mais elevadas pelas mais baixas, nas disputas pelos símbolos de poder, que reside o motor da moda."

terça-feira, 20 de outubro de 2009

SmartMeasure

Desenhado por Ryan Eder e Chris Daniels esse copo medidor, segue o conceito SmartMeasure.
A ideia dos designers é facilitar o dia-a-dia das pessoas, sinalizando o fim da dificuldade de leitura e conversão de quantidade dos ingredientes.

Equipado com um sensor, basta escolher o tipo de ingrediente para exibir o montante colocado no pote, através de uma pequena tela localizada no punho.










segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Caixa AC/DC Backtracks

Olhem o que eu achei! Os colecionadores que curtem o som deles vão curtir...



O produto consiste em uma caixa premium que oferece a melhor experiência AC/DC. Vejam bem, são 3 CD's, 2 DVD's, e LP de raridades + um livro capa dura de fotos com 164 páginas com alta qualidade de produção.

O material contém coisas memóravias do início das turnês da banda e o mais legal: TUDO ISSO VEM JUNTO A UM AMPLIFICADOR DE GUITARRA QUE FUNCIONA!















A caixa externa medindo 12"x12"x4" (30cm*30cm*10cm) foi desenhada para se parecer com um amplificador de guitarra AC/DC vintage – e tem até o logo original que foi pintado com spray atrás das caixas de som de Angus e Malcolm em 1975.













A “cabeça” do amplificador tem um puxador que levanta a tampa revelando o conteúdo guardado lá dentro. O produto pode ser adquirido pela internet: http://www.acdcbacktracks.com/pages/3999219/

domingo, 18 de outubro de 2009

Neuromarketing

Resolvi postar aqui uma nota sobre NEUROMARKETING, a fim de provocar a reflexão em torno desta ferramenta que vem causando polêmica no cenário de marketing x consumo ultimamente. Seguem algumas informações primárias para análise...

Neuromarketing é uma técnica que utiliza as últimas descobertas da neurologia para produzir produtos, conceitos e até comerciais irresistíveis, que consigam penetrar na fronteira final, o cérebro. Algumas descobertas:
  • 20% das multinacionais utilizam o neuromarketing
  • Propagandas veiculadas de manhã tem mais impacto sobre o cérebro
  • Sexo não vende, na verdade, ele reduz a possibilidade de que os espectadores se lembrem da propaganda.
  • Dá mais resultado colocar anúncios em shows que não estejam relacionados ao que você quer vender.(anunciar um carro num programa de culinária, por exemplo)

O neuromarketing é a novidade trazida pelo psicólogo David Lewis que, criou a Mind Lab International, uma empresa especializada em aplicar a neurociência ao comportamento dos consumidores. Através de uma touca com sensores e de um electroencefalograma, que mede as correntes eléctricas do cérebro, é possível visualizar a atividade cerebral com relação a determinados estímulos. A aplicação desta ciência ao marketing pode resultar, segundo o especialista, numa margem de 2 ou 3 por cento face à concorrência.


O neuromarketing consegue realmente ler a cabeça dos consumidores?
David Lewis: Consegue ver de uma maneira geral quando gostamos de alguma coisa, quando nos sentimos confortáveis com algo, quanto tempo gastamos a olhar para determinado site ou quando temos uma experiência desfavorável, mesmo que não tenhamos consciência disso.
No entanto, não consegue fazer nenhuma avaliação emocional para além destas reações. O electroencefalograma não lê a cabeça dos consumidores, lê o seu cérebro.


AINDA SOBRE O ASSUNTO (Pesquisado no livro de Martin Lindstrom - A Lógica do Consumo )

Por que queremos comprar iPod, iPhone, BlackBerry, Harley-Davidson e Guitar Hero?
Estamos programados geneticamente para comprar determinados produtos que ajudam a incrementar nosso status, pois é o status que ajuda a melhorar nosso sucesso reprodutivo e ajudar na sobrevivência da nossa espécie. E é pela influência dos neurônios-espelho que metade dos fumantes adquiriram o hábito de fumar por causa dos cigarros nos filmes, assim como modelos magérrimas acabam provocando aumento assustador nos casos de anorexia!
Especialista em neuromarketing, Lindstrom recentemente conduziu o maior estudo desse tipo com mais de dois mil voluntários em seis países.

“Escaneamos o cérebro e estudamos como ele reage as marcas”, explica. Em algumas dessas “experiências”, o pesquisador descobriu que marcas como Apple e Porsche são capazes de despertar mais emoção do que ícones religiosos. “Não agimos de forma racional o tempo inteiro. As pessoas nunca receberam tanta informação sobre os malefícios do fumo e, mesmo assim, nos últimos três anos, o consumo de cigarros aumentou 13%”.

Como usar o neuromarketing para vender mais? “Apelando para o subconsciente”, respondeu o dinamarquês. “É lá que 85% de nossas emoções e pensamentos estão”. Os outros 15% são motivos racionais, como preço, por exemplo. Para chegar ao subconsciente do consumidor, invista nos sentidos da visão e audição, aconselhou. Ele contou o exemplo de um supermercado que, ao incluir músicas francesas e fotos do país no setor de vinhos, viu as vendas aumentarem 77%. “Perguntávamos às pessoas porque estavam comprando, elas não sabiam exatamente. Diziam que estavam num humor francês aquele dia”, conta.

Think about it!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Find a cool blog!

Encontrei um blog alternativo para pesquisar e ver o que está rolando por aí, por isso quero dividir com vocês. É o blog do Yvan Rodic.
Um cara ligado em tendências, lifestyle e histórias interessantes que rolam na cena urbana. No blog podemos ver o diário de viagem que o Yvan está fazendo e ter acesso a um cenário bastante inspirador.
www.yvanrodic.blogspot.com
















terça-feira, 6 de outubro de 2009

A outra face da lua...

Pessoal,
Recebi a dica de um amigo que mora em Lisboa, referente a uma loja com uma proposta diferente e bem criativa! Quando puderem acessem o link dos caras e confiram os conceitos e propostas da loja A OUTRA FACE DA LUA, localizada em Lisboa.

Eles oferecem roupas vintage, recicladas, roupas com história, acessórios, brinquedos, papés de parede...enfim.
Estou publicando imagens de uns papéis de parede que achei bem legais.























valeu Bruno, cool!
(Ro! acho que tu vai curtir...acessa lá)