sábado, 6 de junho de 2009

Sport Fashion;

O esporte nunca influenciou tanto a moda quanto nos últimos anos.

Sempre que acabam as semanas de moda, a mídia especializada elege um grupo de tendências que dará a cara de determinada temporada – esporte, boho, vitoriano, minimalista, safári, womanly. De tão recorrente nos últimos anos o sportswear foi ganhando vida própria, deixou de ser apenas tendência de estação e agora tem lugar cativo na moda. O esporte rompeu as fronteiras das quadras e estádios para invadir vitrines, passarelas e as ruas. O fenômeno aparece desde as coleções de estilistas para marcas esportivas (Stella McCartney e Yohji Yamamoto para Adidas, Hussein Chalayan para Puma, Junya Watanabe para a Nike) a astros dos gramados alçados a garotos-propagandas de grifes internacionais, passando pela invasão de elementos esportivos nas passarelas – destaque para a ótima coleção de inverno da Miu Miu, inspirada nos uniformes de jóqueis.

O sportwear começou a mudar de status em 1998, com o lançamento da primeira coleção Prada Sport, agora chamada de Linea Rossa. Na mesma época, marcas esportivas deram um upgrade fashion em seus produtos, e materiais e aviamentos típicos dos uniformes esportivos (pense em zíperes, náilon, neoprene e afins) entraram na moda, para nunca mais sair.

Hoje em dia é normal abrir uma revista e deparar-se com momentos de paixão intensa entre moda e esporte, que beira a obsessão. Campanhas publicitárias que saem das páginas direto para os murais de adolescentes (David Beckham para Armani), quanto os mil e um acessórios lançados por grifes top em edição limitada, para conquistar fashionistas com algum pendor esportivo. Campeã nessa seara, a Chanel tem de raquetes, bolinhas de tênis e pesos para ginástica supercoloridos a uma chiquérrima valise de pesca, com a famosa alça de corrente e o logo da marca. Bicicletas também estão na mira das maisons de moda: Chanel, Hermès e Paul Smith já lançaram seus modelos. Pedalar pelas ruas nunca foi tão fashion!

¬ Prancha de surfe Chanel, US$ 4.895

¬ Kit de pesca Chanel, US$ 15 mil

¬ Look desenvolvido pela Lacoste para a prática feminina de golfe

¬ Agyness Deyn na Place de la Concorde, em Paris

Não deixem de conferir a postagem do Butique lá no Affair.

Um grande abraço, e até semana que vem!

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