terça-feira, 23 de junho de 2009

ensaio sobre o .indivíduo.pós.moderno.


Sociólogo francês conhecido por suas análises a cerca da pós-modernidade e pela popularização do conceito de tribo urbana, está no Brasil falando sobre o comportamento intrigante do ser humano. 

Michel Maffesoli, dividiu suas reflexões em uma palestra realizada no dia 22 de junho de 2009, em Caxias do Sul/RS.
O sociólogo refletiu a respeito do laço social dos indivíduos, que sempre existiu na sociedade. No entanto, as formas como se estabelece o mundo social podem se alterar = ou seja = o homem é um animal político. 
Ele afirma ainda que, o modo como estamos vivendo atualmente se tornou infecundo, pois o nosso pensamento se tornou comum. Estamos vivendo uma "inversão de polaridade", onde só existimos através do olhar do outro. Ex.: a multiplicidade das pequenas tribos. 

Maffesoli trouxe o pensamento de que, o indivíduo pós moderno deixou de fazer parte da "lógica da dominação", onde tudo deve ser submetido á razão (levando ao desencantamento do mundo), para se tornar hoje um ser emotivo. 

DEIXA-SE O CONTEÚDO, VIVE-SE O CONTINENTE!

Segundo ele, a figura pós moderna é sensível, intensa em suas relações, pensa no presente e visualiza uma dimensão criativa do cotidiano. Assim, este ser não possui mais uma concepção esquizofrenica do mundo e sim, uma concepção do SER por inteiro: lúdico, festivo e imaginário. 
Surge assim o REENCANTAMENTO DO MUNDO (ex: o sucesso das redes de relacionamento social). É importante destacar a relação mágica com a tecnologia, o celular, o computador ... chamada tecnomagia.

O palestrante destacou, que é interessante analisarmos como o ser humano passou em tão pouco tempo do estágio da convicção para o da sedução. 
A ideia que permeia o indivíduo atual é, nunca chegar, estar em perpétuo devir: ser jovem, falar como jovem, vestir-se como jovem, agir como jovem...

think about it!

Um comentário:

Desi Flach disse...

Maffesoli e o cara!!!