sábado, 24 de outubro de 2009

SLOGAN DO MERCADO DO CORPO

Ontem eu estava passeando entre as prateleiras da biblioteca e dei de cara com um livro que me chamou a atenção pela frase da capa “Dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca” de Mirian Goldenberg. Peguei o livro na mão e li o título: NU & VESTIDO.

Bom, comecei a passar as páginas e percebi que tem tudo a ver com a reflexão que procuramos despertar através deste blog.
Parte da sociedade pensa que o corpo é algo natural que deve ser respeitado, e que os indivíduos “ingenuamente” estão expostos à mídia, que por sua vez se encarrega de impor os conceitos pré fabricados na nossa mente. E eu me questiono, como chegamos até aqui? De onde saiu essa ORDEM, ESSA OBRIGAÇÃO com o exterior?

Aí lembro de tantas meninas (e quando eu digo meninas, me refiro também às crianças) sofrendo de anorexia e transtornos psicológicos em função da sua exposição às imposições da mídia...medidas exageradas e missões impossíveis de beleza.
É óbvio que as meninas são atingidas por não estarem preparadas para entender as raízes e os interesses que estão por trás da construção deste conceito. No entanto, onde está A CABEÇA das pessoas que tem acesso à reflexão e preferem se manter amortecidas pelo comodismo? Preferem a comparação ao invés da autenticidade.








Indo um pouco além ainda, eles dizem: “Seja diferente, tenha seu próprio estilo, você é livre”. E eu pergunto: livre do quê?

Quem foi que disse que, para ser livre você deve pesar 47 quilos? Só se for para sentir a mente aliviada por fazer parte de um padrão estereotipado.
Bem, eu poderia ficar horas escrevendo sobre isso...mas a ideia é causar o questionamento nos leitores. Então, paro por aqui.

Trechos do livro citado...

"A mídia adquiriu um imenso poder de influência sobre os indivíduos, generalizou a paixão pela moda, expandiu o consumo de produtos de beleza e tornou a aparência uma dimensão essencial da identidade para um maior número de mulheres e homens."


"CULTURA DO CORPO = CULTURA DO NARCISISMO
O corpo torna-se, também, capital, cercado de enormes investimentos (de tempo, dinheiro, entre outros). "

"SLOGAN DO MERCADO DO CORPO
NÃO EXISTEM INDIVÍDUOS GORDOS E FEIOS, APENAS INDIVÍDUOS PREGUIÇOSOS. O CORPO É A CONSTRUÇÃO DE ALGO CULTURAL, E NÃO NATURAL."


"Moda - Função: mecanismo de distinção social
Para Georg Simmel (1969), a moda trabalha no sentido de harmonização dos desejos de conformismo e diferenciação, equilibrando exigências sociais com pessoal. Esse autor vê a moda como um produto das sociedades de classe, que diferencia um estrato social do outro, une os de uma classe social e segrega os de outras. É na imitação das classes mais elevadas pelas mais baixas, nas disputas pelos símbolos de poder, que reside o motor da moda."

Um comentário:

Juliana Laguna disse...

Nossa! Sigo você no twitter e resolvi clicar em um link do seu blog, pois achei o nome interessante!
Me impressionei com o conteúdo e as referências, há tempos não via um blog tão bacana, com embasamento e conteúdo de verdade!
Parabéns, já coloquei no meu google reader!
Trabalho com mkt de moda e tenho um blog tbm, que raramente é atualizado..hehe!
www.julianalaguna.com