domingo, 8 de novembro de 2009

Qual o seu grupo de referência?

... muitos grupos influenciam o comportamento de uma pessoa, segundo Kotler e Armstrong (1998, p. 99)









































"Os grupos que têm influência direta sobre a pessoa são chamados grupos de associação. Alguns são grupos primários, com interação regular e informal, como família, amigos, vizinhos e colegas de trabalho. Outros grupos são secundários, mais formais e com interação menos regular, como grupos religiosos, associações profissionais e sindicatos. "

"Grupo de Referência: compreende todos os grupos que têm influência direta (face-a-face) ou indireta sobre as atitudes ou comportamento da pessoa. Os grupos que têm influência direta sobre uma pessoa são denominados Grupos de Afinidade (Kotler, 2008). Os familiares, de acordo com Kotler e Keller (2006, p.177), constituem o grupo primário de referência de maior influência. Podem-se distinguir entre duas famílias na vida do comprador: a de “orientação”, que é formada pelos pais, e a de “procriação”, por esposa e filhos."
"Quanto à Papéis e Status, nos diferentes grupos sociais nos quais as pessoas participam ao longo de suas vidas, elas acabam assumindo diferentes posturas e posições sociais. Neste sentido, é fato que as pessoas, como afirma Kotler (1998), escolham produtos que comuniquem seu papel e status na sociedade."
Penso que é importante ter ou pelo menos "tentar ter" consciência do que realmente queremos passar para as pessoas, tendo em vista os grupos que nos influenciam...penso que o auto-conhecimento é indispensável para isso também!

Nenhum comentário: