terça-feira, 17 de novembro de 2009

10 CRUCIALCONSUMER TRENDS FOR 2010

Resolvi postar as 10 tendências que a Trendwatching publicou para 2010.
Neste post vou listar os ícones sinalizados pelos caras, vale a pena clicar lá e ler o material na íntegra.

1) BUSINESS AS UNUSUAL
Tendo em vista as sociedades de consumo maduro, as empresas terão que fazer mais do que apenas adotar a noção de ser um bom cidadão corporativo. Para verdadeiramente prosperar, eles terão de 'mover-se com a cultura ". Isto pode significar exibir uma maior transparência e honestidade.


2) URBANY
Tendência para 2010, 2011, 2012: urbanização como esteróides.
(Menos de 5 por cento da população mundial vivia nas cidades, há um século.) Em 2008, pela primeira vez na humanidade, esse número ultrapassou 50 por cento. Nas últimas duas décadas, a população urbana do mundo cresceu a uma média de 3 milhões pessoas por semana.

3) REAL-TIME REVIEWS
Com pessoas compartilhando, em tempo real tudo o que fazem, comprar, ouvir, ver, assistir, tornando fácil encontrar e agrupar essas "expedições ao vivo", 2010 vai ver os consumidores em uma transmissão ao vivo super ativa, falando das suas experiências de compra e relacionamento com as marcas com seus colegas consumidores.

4) F(LUXURY)
Um 2010 de luxo, que significa um número desconcertante de "segmentos de consumidores" que permanecerá em fluxo. O que vai definir o luxo ao longo dos próximos anos? A resposta é "o luxo será o que você quer que ele seja".
Afinal, o que constitui o luxo está estreitamente relacionado com aquilo que constitui a escassez. E, além das necessidades básicas, a escassez está nos olhos de quem vê, especialmente os espectadores que estão desesperadamente tentando ser originais.

5) MAS MINGLING
Mais pessoas do que nunca estarão vivendo grande parte de suas vidas no mundo off line. Na realidade, social media e as comunicações móveis estão abastecendo uma massa que desafia praticamente todos os clichês sobre a interação humana.
Portanto, esqueça (por enquanto) um futuro em que a maioria dos consumidores irão se perder em mundos virtuais.


6) ECO-EASY
Enquanto as boas intenções atuais das empresas e dos consumidores são úteis, os resultados mais profundos dependerão dos produtos e dos processos mais sustentáveis que deverão acontecer automaticamente, sem o consumidor perceber.

7) TRACKING & ALERTING
Os consumidores almejam informação relevante!


8) EMBEDDED GENEROSITY
Foi intensa em 2009, e será ainda maior em 2010. Trata-se de todas as coisas relacionadas à generosidade. Essa atitude incorpora todas as iniciativas a "fazer doações"...muita inovação empresarial a partir do envolvimento dos clientes, fazendo com que eles participem do processo de co-doar.

9)PROFILE MYNING
A importância de valorizar os perfis pessoais na social media.
Isso não referindo-se às empresas/anunciantes para fazer dinheiro a partir dos perfis pessoais. Mas sim, ao mercado de serviços de proteção, bancário, emergência, etc. As empresas devem estar aptas a providenciar uma entrega rápida de forma confiável. Ou seja, os perfis nas redes sociais são uma fonte de informação rica.

10)MATURIALISM
Em resumo, o público consumidor está maduro (e isso é muito bom!)
Esse conceito está intimamente ligado ao negócio incomum, (URBANY,PERFIL MYNING). Ousadia é a palavra para quem quer mover-se com a cultura. Isso significa a busca incessante pela entendimento do consumo mutante.

Posteriormente farei mais comentários...enquanto isso também estou analisando o material (tem muita informação!)

Um comentário:

Juliana Laguna disse...

Ótimo Post!
Mais uma vez parabéns pelo blog...
Vou fazer um link sobre este post no meu em breve!!!
Bjs