sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Quanto vale o futuro?

segue para complementar a leitura de tendências para 2010...
____________________________________________________________________
Para os marqueteiros, antecipar os hábitos dos consumidores não tem preço. Conheça, aqui, os movimentos que influenciarão a vida das empresas.
Prever o futuro com razoável grau de acerto pode facilitar o planejamento estratégico de uma campanha publicitária e minimizar riscos na hora de colocar o produto no mercado. É o sonho de qualquer marqueteiro.
Para antecipar os hábitos dos consumidores é preciso compreender, nas entrelinhas de milhares de reportagens e livros publicados a cada ano, os atuais movimentos demográficos, econômicos e comportamentais. Michel Richarme, vice-presidente sênior da agência americana de marketing Decision Analyst, apontou, em artigo para a revista The Futurist, algumas tendências para os próximos anos.
1. MARCAS GLOBAIS FORTES
A maça da Apple, as orelhas do Mickey e o swoosh da Nike são ícones de identificação imediata, em qualquer lugar do mundo. Os consumidores querem cada vez mais criar vínculos com esses símbolos. Com excesso de informações sobre todo tipo de produto, a preferência tem sido pelas marcas globais.
2. MAIS COMPRAS PELA INTERNET
O aumento do volume de vendas pela internet já é realidade. A empresa que não se adaptar estará fora do jogo. A Amazon já desenvolveu uma ferramenta pela qual o consumidor pode tirar uma foto do código de barras de uma etiqueta numa loja qualquer e depois encontrar, no site, o mesmo produto, por um preço talvez menor.
3.PRODUTO SOB MEDIDA
Os sites de relacionamento estão mudando as formas de comunicação. Cada vez mais as pessoas se agrupam por interesses em comum. A emergência dessas comunidades virtuais gera uma oportunidade única de pesquisa desses hábitos coletivos, mas também estabelece o desafio de se chegar a produtos segmentados e customizados.
4. UMA GERAÇÃO SAUDÁVEL
Os baby boomers, nascidos entre o fim da Segunda Guerra Mundial e o início dos anos 60, estão saindo de cena. A nova geração tem hábitos mais saudáveis e incorpora a medicina holística à tradicional. Eles praticam ioga, e não golfe, e preferem cozina contemporânea a churrasco. E continuarão assim pelas próximas décadas.
5. IMIGRANTES BEM PREPARADOS.
Em meados do século passado, eram comuns histórias de empreendedores sem formação acadêmica. Hoje, graduações e MBAs são indispensáveis. Como a educação nos EUA está em baixa, muitas corporações estão contratando imigrantes de países em desenvolvimento, como Brasil e China, (um terço dos 70mil funcionários da Microsoft é indiano.)
Fonte: Época Negócios Nov. 2009

Nenhum comentário: