segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Jogo dos Signos

"No contexto pós-moderno, a pluralidade dos consumidores é considerada através de um processo governado pelo jogo da imagem, do estilo, do desejo e dos signos e distribui-lhes estilos de vida de acordo com os critérios de mercado. "









"De acordo com Anthony Giddens, é essa mercantilização do consumo, o fenômeno essencialmente novo; participa diretamente dos processos da contínua reformulação das condições da vida cotidiana; é geradora da chamada "experiência mercantilizada" da vida e estimula o crescimento econômico ao estabelecer padrões regulares de consumo promovidos pela propaganda e outros métodos; também força as pessoas a lidarem com a descartabilidade, com a novidade e as perspectivas de obsolescência instantânea."
__________________________________________________________________
E eu fiquei aqui pensando...
Você tem noção da influência da descartabilidade na sua vida? Ou então, tem ideia de que a reformulação das condições da vida cotidiana estão sendo guiadas pela experiência mercantilizada?



Quantos anos o seu celular vai aguentar funcionando? Quanto tempo ainda o seu Ipod tem de vida útil?
Afinal, quem está ditando o prazo de validade dos produtos dentro dos critérios de mercado? Será que são eles, ou nós que estamos por trás de tudo isso? Quem é a força impulsionadora que faz girar essa roda, formando o ciclo vicioso? loucura...

Nenhum comentário: